Com fim da parada de verão DTM volta a atividade em Moscou
No fim de semana de 19 a 21 de agosto, a DTM (Deustche Tourenwagen Master – Campeonato Alemão de Turismo), volta à ação no Moscow Raceway, na capital da Rússia.
A categoria chega a sua sexta etapa da temporada 2016, e pelo quarto ano consecutivo, aporta em terras russas para enfrentar os 3.931 quilômetros do circuito, que é conhecido por dar ao público grandes espetáculos. O campeonato está muito equilibrado, com todos os três fabricantes (Audi, BMW e Mercedes-AMG), já tendo conquistado vitórias no campeonato.
Curiosamente das três marcas somente a Mercedes não venceu no circuito russo, sendo a Audi a maior vencedora com três triunfos. Ano passado o regulamento já tinha duas provas no final de semana, com vitórias para a Audi com o modelo RS5. Edoardo Mortara venceu a primeira e Mättias Ekströn a segunda.
Em 2014 a vitória foi do belga Maxime Martin com o BMW M4. Mike Rockenfeller teve a honra de ser o primeiro vencedor da prova, já no “distante” ano de 2013, com o Audi RS5.
O alemão Marco Wittmann (BMW), que ano passado havia obtido a pole em Moscou, lidera o campeonato com 105 pontos, tendo vencido a segunda prova em Spielberg (Áustria), e leva sete pontos de vantagem sobre o britânico Jamie Green (Audi).
Green vem motivado, já que venceu a última etapa (2ª prova) em Zandvoort, na Holanda, antes das “férias” de verão. O italiano Edoardo Mortara (Audi), vencedor ano passado de uma das provas no circuito russo, vem em terceiro no campeonato com 88 pontos.
Mortara começou o ano vencendo em Hockenheim, e voltou a vencer em Norisrng. O italiano foi o único a vencer duas vezes este ano, mas abandonou em quatro oportunidades e essa inconstância está lhe custando importantes pontos.
Por sua vez, Marco Wittmann foi o mestre da constância, só não tendo figurado na zona de pontos na primeira prova em Hockenheim.
Pela Mercedes a grande expectativa é pela estreia de Felix Rosenqvist, uma das grandes estrelas do Campeonato Europeu de F3 ano passado, que irá substituir o francês Esteban Ocon.
Ocon, que vai assumir a vaga de Rio Haryanto na Manor, ponto na abertura do campeonato marcando dois pontos, e na última prova na Holanda, voltou a somara mais dois pontos.
Além da DTM o Moscow Raceway terá provars do Porsche Sport Challenge Rússia e da Fórmula 4 Norte Européia.
Texto João Vasconcelos
Foto DTM.com