ALPINE FAZ DOBRADINHA NOS PONTOS EM BAKU

A escuderia BWT Alpine F1 Team levou sete pontos para casa graças ao sétimo lugar de Fernando Alonso e a 10ª posição de Esteban Ocon, ao final de um apaixonante Grande Prêmio do Azerbaijão. O resultado permite que a Alpine recupere a quinta posição no Campeonato de Construtores, com 47 pontos.

Após uma largada clássica no circuito urbano de Baku, os dois pilotos mantiveram a 10ª e 13ª posição do grid. A corrida estava começando pra valer quando o safety car virtual entrou em atuação, na nona volta. Alonso manteve os pneus médios e subiu progressivamente no pelotão, graças às paradas de seus adversários. O espanhol parou no box em condições normais de prova para colocar pneus duros, na 18ª volta.

Ocon também continuou com os mesmos pneus duros da largada, mantendo-se no top 10 após a atuação do safety car virtual. Com pneus mais novos, Fernando abriu caminho pelo pelotão, deixando vários concorrentes para trás no terceiro setor.

Enquanto seu companheiro de equipe subia no pelotão, Esteban se defendia com pneus mais usados que seus adversários. O francês finalmente fez a parada obrigatória na 33ª volta, aproveitando a entrada de outro safety car virtual para subir para a 11ª posição.

Quando os duelos recomeçaram, Fernando estava em sétimo e Esteban em 10º.

Ambos os pilotos mantiveram um ritmo sólido no último setor, para brigar pelo top 10. As duas McLaren fizeram o máximo possível para atacar e ultrapassar Fernando, mas sua bela defesa permitiu que ele cruzasse a linha de chegada em sétimo lugar pela segunda corrida consecutiva. Enquanto isso, Esteban alcançava o último ponto disponível, cruzando em décimo e acumulando sua sexta chegada da temporada no top 10.

Esteban Ocon / Largada: 13º – Chegada: 10º

“Tivemos uma corrida bem difícil hoje, por isso é muito bom ir embora depois de pontuar e terminar com os dois carros no top 10. Como sempre, vamos analisar tudo isso com a equipe para ver onde podemos melhorar. Fomos rápidos na sexta e sábado, mas podemos dizer que tivemos um pouco de falta de sorte nas qualificações, que não favoreceram nossa posição na pista neste domingo. Temos certamente potencial para fazer mais se pudermos colocar tudo a nosso favor. Agora deixamos Baku de forma positiva e já estamos ansiosos para voltar a correr no Canadá no próximo fim de semana. O objetivo será continuar marcando pontos.”

Fernando Alonso / Largada: 10º – Chegada: 7º

“Foi complicado executar a corrida hoje, mas trabalhamos bem e estou satisfeito com o sétimo lugar. É lógico que nos beneficiamos de alguns abandonos de prova, mas isso acontece e soubemos aproveitar disso para maximizar nossos esforços. Ultrapassei alguns monopostos com pneus novos e fomos muito rápidos na reta. Nosso motor se mostra sólido e competitivo, o que é muito bom. Estamos muito próximos de um bom grupo de carros agora e espero que seja assim também no Canadá. Vamos buscar mais pontos na próxima prova!”

Otmar Szafnauer, diretor da Equipe

“O objetivo de hoje era ter dois carros nos pontos na chegada e conseguimos atingi-lo. As características do circuito urbano de Baku constituem um desafio único aos pilotos e monopostos; sentimos que entraríamos na zona de pontuação se os dois carros cruzassem a bandeira quadriculada. Nosso pacote demonstrou mais potencial neste fim de semana. Esteban teve falta de sorte nas qualificações, o que o posicionou um pouco mais longe no grid do que gostaríamos. Entretanto, os dois pilotos fizeram corridas inteligentes e calculadas para pontuar e estamos satisfeitos por tê-los visto subindo no pelotão e terminando no top 10. Vamos fazer um debriefing nos próximos dias e já estamos ansiosos para a corrida em Montreal na próxima semana, para o tão aguardado retorno do Grande Prêmio do Canadá. Passamos para o quinto lugar no Campeonato de Construtores e pretendemos avançar ainda muito mais para a quarta posição.”

Foto e texto: Sala de Imprensa Renault do Brasil

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*