Copa Joy Chevrolet: Rafael Rubio com grandes expectativas para mais uma etapa da categoria

Piloto já soma seis vitórias em sete corridas disputas em 2025.

Copa Joy – Mini Endurance
(Paulo Abreu – Portal e TV High Speed Bra)

A Copa Joy Chevrolet é uma categoria conhecida por formar pilotos desde sua primeira corrida. Diversos nomes já chegaram ao grid, mostraram grandes apresentações e ampliaram seus conhecimentos para outras categorias do automobilismo nacional.

Nesta temporada de 2025, a categoria Novatos vem apresentando grandes disputas, e o principal destaque é Rafael Rubio, que pilota o carro #1. Com seis vitórias e um segundo lugar, o piloto, oriundo do automobilismo virtual, fez sua transição dos simuladores para as competições nas pistas neste ano.

Adaptando-se rapidamente ao equipamento desenvolvido pela equipe Alpie, o jovem piloto se destaca não apenas pelos triunfos, mas também pelo profundo conhecimento técnico do carro, pela capacidade de solucionar problemas e, claro, pelas disputas dentro da pista.

Em entrevista ao apresentador Matheus Furlan, do Portal e TV High Speed Brazil, Rubio (Projeto Perfilados, Metalúrgica Projeto Perfilados e da RR Performance) falou sobre a evolução do trabalho, seus sonhos na categoria e as perspectivas para a próxima etapa, o segundo mini endurance de 2025.

Matheus Furlan: Você venceu o primeiro endurance da temporada. O que podemos esperar no próximo final de semana?
Rafael Rubio: Aquele primeiro foi uma novidade completa para mim. Eu ainda não sabia exatamente como funcionava, por mais que tenha tido o briefing; algumas questões ficaram em aberto que fui descobrir só no final. Apesar disso, foi a melhor corrida da minha vida até hoje. Larguei na 19ª posição geral e cheguei em sétimo, fazendo sete ultrapassagens nas duas últimas voltas com chuva. Foi uma corrida maravilhosa e me trouxe muita confiança em relação à minha capacidade de pilotagem.

Matheus Furlan: A questão da estratégia é fundamental em corridas como a que teremos. O que você já tem pensado sobre isso?
Rafael Rubio: Sobre estratégia de parada, eu fiquei um pouco receoso no primeiro endurance por causa da janela obrigatória. Não sabia que seria avisado com uma placa na última volta para a parada, então acabei antecipando um pouco e isso me atrapalhou no grid geral. Se tivesse deixado para a última volta possível, quando levantam a plaquinha, provavelmente teria me beneficiado, principalmente quando entrou o safety car. Para essa corrida, vamos estudar o comportamento do carro e tentar encontrar o momento certo de entrar no pit para voltar o mais à frente possível

Matheus Furlan: Como tem se preparado para a disputa em Interlagos, já que é o líder do campeonato na categoria Novatos?
Rafael Rubio: Estamos no inverno, acredito que a corrida será menos massiva e cansativa que a anterior. Estou focado na minha preparação física, fazendo meus aeróbicos para chegar lá pleno, disposto e bem-preparado.

Já dentro da pista, vou fazer o possível para largar na pole novamente na minha categoria, Novatos, e tentar escalar o pelotão. Eu ainda tenho o sonho de cruzar aquela linha de chegada na frente do primeiro Extreme. Em corridas de uma hora, essa possibilidade é maior, porque tenho mais tempo para tirar a diferença. Mesmo que faça um bom tempo de classificação, sempre acabo largando lá atrás.

Outro fator é que, para essa corrida, terei uma vantagem. Até agora, corri sem telemetria em tempo real dentro do carro e costumo correr sem rádio, exceto nos endurance. Consegui um equipamento de telemetria para essa etapa, que vai me ajudar a monitorar a consistência volta a volta e encontrar pequenas alterações de traçado que possam reduzir meu tempo. Estou em fase de adaptação ao carro e venho melhorando etapa após etapa. Com certeza, essa será melhor que a última.

Estou me sentindo mais preparado como piloto, mais seguro na questão estratégica e agora com o equipamento de telemetria que vai me ajudar a manter a constância. Sou piloto de simulador e estou vivendo isso pela primeira vez no automobilismo real. No simulador, sempre usei telemetria e sei o quanto isso ajuda. Estou animado, acredito que será uma baita corrida e, quem sabe, torcer para chover, porque na chuva tenho uma vantagem muito grande. No último treino livre com chuva, consegui ser um segundo e meio mais rápido que o segundo colocado geral do grid, que era um piloto da Extreme. Então, estou animado, focado em não cometer erros e em levar mais um troféu para casa.

Matheus Furlan: Você conquistou seis vitórias e um segundo lugar em sete corridas. O que passa pela sua cabeça com relação aos resultados até aqui na categoria?
Rafael Rubio: Conquistamos grandes resultados até aqui, mas espero mais. Na minha estreia na Copa Joy Chevrolet, ganhei a primeira corrida, mas na segunda, em que fiquei em segundo lugar, tive problemas no carro que só foram descobertos depois: amortecedores e suspensão, além de um pneu ovalado, o que tornava impossível prever o comportamento do carro em cada curva. A cada volta, era um carro completamente diferente.

Apesar dos pontos e resultados na tabela, pessoalmente foi abaixo do que eu imaginava. Confesso que comecei a duvidar de tudo que eu sabia de pilotagem, sabe? Todos os resultados que já tive no virtual, com recordes mundiais, títulos, além dos bons resultados em trackdays… Na estreia, mesmo com a vitória na Novatos, esperava andar mais perto dos ponteiros das demais categorias.

Na segunda etapa, com o carro em ordem, a confiança voltou. A partir dali, foi só entender o carro. Na segunda etapa foi bom, na terceira melhor ainda, a quarta foi excelente também. Agora, sigo buscando evoluir cada vez mais para andar com o pelotão da frente, tanto da Sport quanto da Extreme.

Quero agradecer muito ao apoio que tenho recebido de fãs, amigos, familiares e claro quer agradecer imensamente a Projeto Perfilados, Metalúrgica Projeto Perfilados e da RR Performance.

 

Confira a classificação da categoria Novatos na Copa Joy Chevrolet:

Piloto(s)   Pontos
1° #1 Rafael Rubio   157
2° #33 Simon Chamorro   126
3° #770 Rodrigo Pedroso e Bruno Bornacina   107
4° #111 Orlando Ferrari   106
5° #777 Murilo Bonato e Gilson Vicenzi   105
6° #17 Eduardo Valente   85
7° #15 Daniel Aguiar   84
8° #13 Rogerio Lima e Francis Sampaio   24
9° #377 Karen Brito e Luciano Brito   13

 

Confira o cronograma da quinta etapa da temporada:

Sexta feira, 25:

08h45 – Treino livre 1
13h35 – Treino livre 2
16h40 – Classificação

Sábado, 26:

09h50 – Corrida – 1 hora – mini endurance

 

Calendário da temporada Copa Joy Chevrolet 2025:

1ª etapa: 8 de fevereiro – Interlagos
2ª etapa: 8 de março – Interlagos
3ª etapa: 19 de abril – Interlagos
 4ª etapa: 21 de junho – Velocittá
 5ª etapa: 26 de julho – Interlagos
 6ª etapa: 15 de novembro – Velocittá
7ª etapa: 16 de novembro – Velocittá
8ª etapa: 20 de dezembro – Interlagos

*O calendário pode sofrer alterações ao longo da temporada.

 

Siga o Rafael Rubio nas redes sociais: Instagram e Tiktok: @rafarubio.rr e no Youtube: @rafarubio_rr

Rafael Rubio conta com o patrocínio e apoio da Projeto Perfilados, Metalúrgica Projeto Perfilados e da RR Performance.

As corridas da Copa Joy Chevrolet podem ser acompanhadas no canal oficial da Alpie Racing no You Tube, https://www.youtube.com/@alpieoficial, no canal do Portal e TV High Speed Brazil, www.youtube.com/highspeedtvbr , nas multiplataformas do canal, na TV One de Belém, CBTV e CBTV Play.

Por: Matheus Furlan MTB: 73748SP – Portal e TV High Speed Brazil

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*