Com Pedro Cardoso e Celso Neto na frente, brasileiros dominam início do TCR Brasil Banco BRB em Interlagos

Pedro Cardoso e Celso Neto
Rafael Gagliano

O primeiro dia de atividades da temporada 2024 do TCR Brasil Banco BRB foi amplamente dominado pelos pilotos brasileiros no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Nada menos que quatro das cinco primeiras posições no acumulado dos dois shakedown desta sexta-feira, com destaque para a dupla formada por Pedro Cardoso e Celso Neto, com um Peugeot 308 GTI da PMO Racing, que terminou na primeira posição do dia com 1:43.084.

Guilherme Reischl e Guilherme Salas, com o novo CUPRA da W2 Pro GP, ficaram na segunda posição no geral com o tempo marcado na primeira atividade do dia e lideraram a lista da classe Trophy em Interlagos. Atual campeão da categoria, Galid Osman foi o terceiro ao lado de Felipe Lapenna, também com o CUPRA da W2 Pro GP. A festa da equipe carioca foi completa com o desempenho de Raphael Reis e Lucas Foresti, que terminaram em quarto. Os primeiros estrangeiros vieram na quinta posição, com o uruguaio Juan Manuel Casella e o argentino Ignacio “Nacho” Montenegro, campeão sul-americano, a bordo de um Honda Civic da Squadra Martino.

Neste sábado, os pilotos do TCR Brasil Banco BRB voltam à pista logo no início da manhã, com dois treinos livres. A classificação será à tarde, a partir de 14:30 (de Brasília), dividida em duas partes, uma para os convidados e outra para os pilotos titulares. A corrida de longa duração está marcada para o domingo, a partir de 12:20.

Vale lembrar que o formato da corrida de Endurance foi alterado para 2024. Ela será dividida em duas partes: a primeira terá 40 minutos e terminará com uma neutralização para entrada nos boxes dos carros para reabastecimento, reparos e troca de pilotos. Após um intervalo de 20 minutos, os carros alinharão na saída dos boxes na ordem em que terminaram a primeira parte, saindo atrás do safety car para uma relargada na volta seguinte. A partir da saída dos boxes, os 40 minutos começam a correr até a bandeira quadriculada, que marcará o término da Endurance.

A primeira etapa do TCR Brasil terá transmissão ao vivo do canal Bandsports. No domingo, as corridas serão mostradas às 12h20, direto de Interlagos.

O que eles disseram:

“Realmente é a melhor maneira de começar um trabalho. A gente brinca com isso, mas realmente não tinha como começar o trabalho de uma maneira melhor! Muito satisfeito com a equipe e com o carro, também com o desempenho do Celso, que demonstrou uma rápida adaptação ao carro do TCR. Ele já corria em tração dianteira antes, mas em um carro diferente do TCR. Com esse começo nós temos que trabalhar, não dá para se deslumbrar com o resultado, mas temos uma ótima base para começar o trabalho.”
Pedro Cardoso

“Foi um bom início. O Lapenna foi muito bem no treino dele e eu consegui aproveitar bem o meu também. Ainda tinha espaço para melhorar, cheguei com o pneu traseiro esquerdo muito murcho, então mostra que nosso carro está competitivo para amanhã.”
Galid Osman

“É meu primeiro contato com o carro novo na pista, ainda temos muito para desenvolver e entender dele. Senti algumas reações diferentes em relação a geração anterior. Agora o trabalho vai ser interpretar essas reações e entender os dados para trabalhar em um ajuste confortável para amanhã. Usamos esse shakedown praticamente como um treino, o horizonte do carro novo parece bastante promissor e é animador começar o final de semana rápido e sabendo que ainda temos muito espaço para evoluir no carro.”
Raphael Reis

“Muito contente, participei do segundo treino do dia com o carro e senti que ele está muito bom e próximo do que eu esperava. Depois de mim o Nacho foi para a pista e também conseguiu andar bem. Agora vamos trabalhar nas referências que temos para fazer um grande fim de semana.”
Juan Manuel Casella

“Contente com as minhas primeiras voltas no dia, foram ótimas voltas que me fazem crer que estamos bem competitivos. Ainda temos coisas para trabalhar, principalmente para ambos nos sentirmos confortáveis com o balanço do carro. Ainda temos coisas para trabalhar e vamos focar nelas para chegar competitivo amanhã. O carro é muito parecido com o que estou andando na Europa e isso ajuda muito.”
Ignacio Montenegro

“Foi um dia ótimo, ainda nos falta um pouco de desempenho, mas temos uma referência muito boa, a grande parte dos titulares foram para a pista no segundo treino e nós fomos no primeiro. Muitas coisas foram diferentes entre os grupos, principalmente devido às condições climáticas. O carro parece estar bem equilibrado e isso nos faz pensar na possibilidade de estar no top5 amanhã.”
Juan Angel Rosso

“Contente com a primeira experiência, é um carro muito rápido e agora temos que trabalhar com o as informações que colhemos nas voltas que tivemos hoje, mas ainda sim me deixou muito contente. É um carro parecido com os outros de tração dianteira que pilotei na Argentina. Preciso me readaptar ao carro de tração dianteira, pois há muito não pilotava um desses e sinto que temos muito para evoluir nesse aspecto. Eu e o Felipe estamos próximos nos tempos e isso é importante para o treino classificatório.”
Norberto Fontana

“Feliz em estar fazendo parte do TCR. Não sei se é o começo de um novo projeto, mas é com certeza a tentativa de algo novo na minha carreira. Sempre fiz a Stock Car e um outro projeto paralelo e estou tentando colocar minha energia em conseguir conciliar o TCR com a Stock Car para fazer a temporada. Estou trabalhando em trazer os patrocinadores, mas antes disso só posso dizer que estou feliz em estar aqui! O dia poderia ter sido um pouco melhor, terminamos com um pequeno desconforto mecânico na potência do carro. Ele estava se comportando bem, mas na volta do pneu eu perdi quase 7km/h de reta e estamos tentando entender o motivo. O carro se comporta bem nas reações na pista e isso nos deixa confiante para fazer um ótimo final de semana.”
Cacá Bueno

 

Lista de inscritos:

W2 PRO GP
#77 Raphael Reis (BRA)/Lucas Foresti (BRA) – CUPRA
#28 Galid Osman (BRA)/Felipe Lapenna (BRA) – CUPRA
#37 Guilherme Reischl (BRA)/Guilherme Salas (BRA) – CUPRA*

COBRA RACING TEAM
#7 Thiago Vivacqua (BRA)/Nicolas Costa (BRA) – TOYOTA
#47 Norberto Fontana (ARG)/Felipe Maluhy (BRA) – TOYOTA

SQUADRA MARTINO
#3 Rodrigo Baptista (BRA)/Diego Nunes (BRA) – HONDA
#60 Juan Manuel Casella (URU)/Ignacio Montenegro (ARG) – HONDA
#34 Fabio Casagrande (BRA)/Franco Coscia (ARG) – HONDA*
#15 Enrique Maglione (URU)/Rodrigo Aramendia (URU) – HONDA*

PMO MOTORSPORT
#55 Lucas Fecury (BRA)/Arthur Leist (BRA) – LYNK & CO
#27 Marcos Regadas (BRA)/Rafael Suzuki (BRA) – LYNK & CO*

PMO RACING
#43 Pedro Cardoso (BRA)/Celso Neto (BRA) – PEUGEOT
#88 Werner Neugebauer (BRA)/Cacá Bueno (BRA) – PEUGEOT

PALADINI RACING
#16 Juan Ángel Rosso (ARG)/Facundo Marques (ARG) – TOYOTA
#5 Fabián Yannantuoni (ARG)/Quique Bordas (ESP) – TOYOTA
#13 Fabricio Pezzini (ARG)/Juan Pablo Bessone (ARG) – TOYOTA

*classe Trophy

Cronograma – TCR Brasil Banco BRB – Interlagos, São Paulo

Sábado, 13 de abril de 2024
09:10 – Treino Livre 1
11:20 – Treino Livre 2
14:30 – Q1 (Piloto B/convidado)
14:55 – Q2 (Piloto A/Titulares)

Domingo, 14 de abril de 2024
12:21 – Corrida Endurance (40 minutos)
13:04 – Neutralização
13:05 – Reabastecimento, reparo e troca de pilotos
13:22 – Corrida Endurance (40 minutos)

 

Horários de TV:

Brasil
Sábado, 13 de abril de 2024
14:30 a 15:30 – Classificação – TCR TV e Youtube.

Domingo, 14 de abril de 2024
Corrida – BandSports
Pós Corrida  – (Streaming: MotorsportTV, Grande Prêmio, TCRTV e Youtube)

 

Argentina
Sábado, 13 de abril de 2024
14:30 a 15:30 – Classificação – TyC Sports 2

Domingo, 14 de abril de 2024
Corrida – TyC Sports

Uruguai
Sábado, 13 de abril de 2024
14:30 a 15:30 – Classificação – TCR TV

Domingo, 14 de abril de 2024
Corrida – Canal 4

Por: Luis Ferrari

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*