Piloto mineiro aposta no kart com marchas para treino e revela novos ângulos do visual de seu carro para desafio em provas de turismo.
O início de ano tem sido marcado por trabalho intenso, planejamento e muita velocidade para o mineiro Bernardo Tambasco (Gracing Motorsport / Tai Motors Hyundai / Mira Incorporações). Após confirmar sua participação na temporada 2026 da Copa Hyundai HB20, o piloto vive uma fase de transição importante na carreira, unindo a bagagem do kartismo a uma preparação focada nas exigências dos carros de turismo, com atenção especial à parte física e técnica.
Depois de conquistar a licença que o habilita a competir oficialmente em categorias de carros e divulgar as cores de seu carro e o número 117, que o acompanhará ao longo da temporada, Bernardo Tambasco passou a treinar em kart da categoria Shifter, equipado com câmbio, como ferramenta de preparação. A escolha tem como objetivo fortalecer a parte física. Estes treinamentos estão sendo realizados na pista do Kartódromo RBC, em Vespasiano, na Grande BH.
“Além de ajudar muito na preparação física, o kart com marchas melhora demais a reação. No kartódromo, as curvas chegam muito rápido, não dá tempo de pensar, é tudo no reflexo. E a sequência de troca no câmbio também ajuda bastante, porque você precisa estar sempre ligado em tudo ao mesmo tempo”, explicou Bernardo Tambasco.
A trajetória de Tambasco no automobilismo começou no kart, onde construiu uma base sólida e competitiva. O representante de Minas Gerais acumulou participações de destaque em competições importantes, como o Campeonato Brasileiro de Kart, o Campeonato Mineiro e a Copa São Paulo Light, considerada o principal regional do país. Experiência fundamental para a maturidade de Bernardo nesta transição para uma nova categoria no automobilismo.
O piloto também chamou atenção ao divulgar novas imagens das cores do carro que irá pilotar na Copa Hyundai HB20. Os visuais foram gerados por inteligência artificial e já exibem as marcas dos patrocinadores Gracing Motorsport, Tai Motors Hyundai e Mira Incorporações, reforçando o profissionalismo envolvido desde os primeiros passos.
“O time conseguiu colocar o carro no Autódromo de Interlagos com as cores e o número 117, e ficou muito bom. Quando vi as imagens, deu ainda mais vontade de acelerar logo”, comentou o piloto mineiro.
A expectativa agora se volta para o primeiro compromisso no calendário. Na próxima semana, Bernardo Tambasco estará no Autódromo Internacional de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para a etapa de abertura da Copa Hyundai HB20 2026. Tambasco inicia o campeonato com otimismo e foco em evolução constante ao longo do ano.
Copa Hyundai HB20:
É um campeonato monomarca de automobilismo brasileiro, disputado nos principais autódromos do país. Criada em 2019, a categoria utiliza modelos HB20 com 160cv, preparados para pista. Homologada pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo – a categoria é focada em baixo custo e alto desempenho. A competição atua como porta de entrada para os pilotos e é dividida nas classes PRO, Elite e Super.
Calendário – Copa Hyundai HB20 2026*
1ª etapa – 8 de março – Autódromo de Campo Grande – MS
2ª etapa – 12 de abril – Autódromo de Santa Cruz do Sul – RS
3ª etapa – 3 de maio – Autódromo de Chapecó – SC
4ª etapa – 31 de maio – Autódromo de Interlagos – SP
5ª etapa – 2 de agosto – Autódromo de Cuiabá – MT
6ª etapa – 23 de agosto – Autódromo de Goiânia – GO
7ª etapa – 20 de setembro – Autódromo de Curvelo – MG
8ª etapa – 1 de novembro – Autódromo de Cascavel – PR
9ª etapa – 29 de novembro – Autódromo de Brasília – DF
3H Endurance Limited (a definir)
*calendário extraoficial.
Siga Bernardo Tambasco no Instagram:
@betambasco17
Por: Kako Marques / KMCom Assessoria
Portal High Speed Brazil Portal High Speed Brazil
