Renault precisa de piloto, Massa pode estar a caminho

Renault precisa de um piloto experiente para evoluir

 

001renaultA Renault retornou esta temporada para Fórmula 1, ao comprar de volta a Lotus para quem havia vendido sua equipe em 2011, e para o retorno escolheu os pilotos Joyon Palmer (campeão da GP2 de 2014) e Kevin Magnussen. Palmer era reserva na Lotus e acabou herdando uma vaga na Renault, Magnussen, que fora demitido da McLaren, ganhou a vaga que seria de Pastor Maldonado, que perdeu apoio do patrocinador.

De qualquer modo, somente Magnussen tinha experiência na F-1, tendo disputado a temporada de 2014 pela McLaren como companheiro de Button. O dinamarquês, filho de Jan Magnussen, não tem nenhum título importante no currículo, somente os vice-campeonatos da F3 Alemã (2010) e Inglesa (2011).

Já Palmer, filho do ex-F1 Jonathan Palmer, só venceu a GP2. A dupla pouco fez este ano, em que pese que o carro na verdade é basicamente uma evolução do Lotus do ano passado, mas que era impulsionado pelos motores Mercedes.

Este ano o melhor desempenho vem sendo o de Magnussen que marcou seis pontos, com seu sétimo lugar no GP da Russia; o companheiro não conseguiu pontuar. A cúpula da escuderia de Viry-Chantillon já olha para o futuro, e busca um piloto que possa liderar o desenvolvimento.

Frederic Vasseur, diretor de competições da Renault, já cogitou alguns nomes como: Felipe Massa, Jenson Button, Valtteri Bottas, Romain Grosjean, Esteban Ocon e Sergio Perez, dando pouca esperanças de permanência da dupla atual.

“Não é fácil para os nossos dois pilotos atuais, são muito jovens, o Palmer é um novato, enquanto Magnussen tem um. apenas um ano de F1”, disse Vasseur. “Não é nenhum segredo porém, que a Renault está à procura de um piloto carismático, que  possa liderar o desenvolvimento da equipe”, falou ainda o dirigente.

“Se olharmos para as histórias de sucesso do passado, sempre se foi construído em torno de um grande piloto, casos da Ferrari e Schumacher, da Red Bull e Vettel, da Mercedes e Hamilton, e até mesmo da Renault com o Alonso. “, pode ser visto que sempre foram construídas em torno de um piloto:. Schumacher e Ferrari, Vettel e Red Bull, Hamilton e Mercedes e até mesmo Alonso com a Renault O piloto é sempre muito importante não só para o desempenho que pode ser alcançado, mas para um papel de liderança dentro da equipe”, justificou.

A equipe francesa espera anunciar até o início de setembro quem serão os pilotos para o próximo ano. O brasileiro Felipe Massa tem a experiência que a Renault deseja, já que foi vice-campeão pela Ferrari em 2008.

Este ano o brasileiro parece estar desmotivado com o fraco rendimento da Williams, e a Renault seria um novo desafio na carreira. Segundo rumores o brasileiro recebeu convite também da escuderia Haas, assim na F1 pode continuar na Williams, ir para Renault ou Haas.

Texto João Vsconcelos
Foto Renault mlédia

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*